logo colégio ecsa
Agende uma visita
Menu

ECSA alia tecnologia com metodologias de ensino próprias em tempos de pandemia  

Para continuar desenvolvendo suas atividades em tempo de pandemia do novo coronavírus, as instituições educacionais têm se valido de diferentes ferramentas. Mas, para algumas em especial, essa transição imposta pela contingência do momento se tornou ainda mais desafiadora. É o caso da Escola Chave do Saber (ECSA), que precisou aliar tecnologia com metodologias próprias de ensino que buscam respeitar particularidades, acolher e formar cidadãos conscientes. Além, claro, de promover o envolvimento da família da maneira mais produtiva possível, especialmente no ensino infantil.

Na ECSA, antes de serem iniciadas as aulas virtuais propriamente ditas, ainda no período de recesso, antecipado por conta do distanciamento social, foram sugeridas atividades orientadoras para que as crianças desenvolvessem com as famílias, explica a diretora, Márcia Bezerra. Era uma forma de promover a manutenção de aprendizado, a continuidade de um trabalho que vinha sendo realizado, acrescenta. Mas então veio a determinação de extensão do isolamento e a instituição partiu para uma nova etapa.

Segundo a diretora, durante o recesso, foi feito um planejamento por segmento. Os maiores, de 6 aos 14 anos, com base em orientações da Organização Mundial da Saúde sobre o tempo ideal de exposição das crianças à tela do computador, foram aumentando gradativamente o período de aula. Nela o aluno tem contato com o professor, interage de acordo com a metodologias ativas desenvolvidas pela escola e também faz atividades programadas, acrescenta.

Em relação ao infantil, as estratégias mudam, salienta Márcia. “São segmentos diferentes, faixas etárias diferentes, momentos diferentes, processos de aprendizagem também diferentes. Não era cabível, diante dos estudos que realizamos, fazer as aulas online também para os pequenos”, frisa. Basta lembrar que o tempo de concentração deles, dependendo da idade, vai de 10 a 15 minutos. Não teria como o professor dar atenção individual para os alunos e mantê-los focados e produtivos o tempo todo.

 

Plataforma interativa

Depois de trocar informação com as escolas parceiras da rede, a ECSA optou por utilizar uma plataforma interativa de trabalho chamada Padlet, que alia aspectos funcionais e possibilidades visuais interessantes para os pequenos. “Nós optamos por uma programação semanal de atividades direcionadas, que sejam de simples execução, mas que principalmente propiciem o que consideramos fatores importantes de aprendizagem nessa idade: que são a interação, a experiência, a observação, a análise”, explica a educadora.

Com o Padlet, a ECSA consegue manter rotinas como a hora do conto, como acontecia diariamente na sala de aula, além de videoaulas curtas, com atividades bem interativas que vão desde o ensino de idiomas até educação física e aulas de música. “Fora isso, ele propõe atividades que podem ser feitas em folhas em branco, com lápis de cor, giz de cera, aquilo que família tiver em casa, para promover um desenvolvimento produtivo nessa semana da criança”.

Na semana de 27 a 30 de abril, por exemplo, algumas salas abordaram o tema “alimentação saudável”. “As pessoas estão meio perdidas. Estão em casa com as crianças, mas trabalhando, não de férias e, as vezes, a parte da alimentação traz o conforto. Aí vem o exagero em doces e gordura. É preciso lembrar que a rotina tem que ser mantida de forma equilibrada”, alerta.

 

Feedback

A ECSA tem procurado saber dos pais como tem sido a utilização do Padlet. Então solicitou a eles que enviassem comentários e imagens das crianças interagindo com a plataforma. Foi feita inclusive uma espécie de chamada, a fim de saber quem estava realmente utilizando a ferramenta e buscar formas de popularizar e torná-la ainda mais útil. “Basicamente, a escola montou uma equipe home office de apoio para que essas famílias pudessem aproveitar ao máximo tudo aquilo que estávamos fazendo para ajudá-los”.

Nesta terceira semana está sendo aplicada uma pesquisa de satisfação, em que os pais estão analisando todas as ferramentas, o que serve e o que não serve para a demanda deles, o que pode ser feito para melhorar a execução e a produtividade da ferramenta. “O tempo todo temos que estar em contato com essas famílias, porque o trabalho que desenvolvemos é para ajudá-las a obterem efeitos positivos. Se não procuramos isso, ficamos sem subsídios”.

A escolha pelo Padlet também levou em conta a aplicação do jeito ECSA de trabalhar. “Em meio à pandemia, seria muito incoerente escolher vertentes que não faziam parte das nossas aulas presenciais. Talvez não houvesse uma identificação da escola nem por parte da criança e muito menos da família”, reconhece. E a tendência é só melhorar, diz ela. “A cada semana ele fica melhor, porque vamos descobrindo outros recursos e também vamos nos desenvolvendo com mais segurança. Afinal, é muito diferente do que fazíamos”, ressalta.

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais

21 de setembro de 2020

Volta às aulas: turmas da Educação infantil retomam atividades presenciais

  Cuidados redobrados, medidas de distanciamento e conscientização fizeram parte da primeira semana de retorno às aulas presenciais das turmas da Educação Infantil da ECSA. Para retomar as atividades desde a última quinta-feira (10), a […]

28 de agosto de 2020

Alunos do Fundamental I são medalhistas em olimpíada nacional de Matemática

  Os alunos da ECSA conquistaram 11 medalhas nas Olimpíadas Canguru de Matemática de 2020. As provas foram realizadas virtualmente em junho e testaram os conhecimentos de estudantes de todo o Brasil em questões de […]

25 de agosto de 2020

Alunos da Ed. Infantil experimentam atividades com Realidade Aumentada

  A Escola Chave do Saber (ECSA), seguindo a tradição de busca pelo que é mais moderno e atual na educação, tem colocado seus alunos para experimentarem situações que vão além do real. Isso é […]

24 de agosto de 2020

Escolas promovem live sobre o uso da tecnologia e métodos de aprendizagem

  Como usar a tecnologia para melhorar métodos de estudo e aprendizado? A questão foi um dos temas abordados na live organizada pela regional Centro-Oeste do Grupo Saber, nesta quarta-feira (19). O encontro reuniu diretores […]

21 de agosto de 2020

Dia do Estudante é comemorado com atividades online e homenagens

  Pela primeira vez em sua história, a ECSA celebrou o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, fora do ambiente escolar. Devido às medidas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, […]

20 de agosto de 2020

Dia do Estudante é comemorado com atividades online e homenagens

  Pela primeira vez em sua história, a ECSA celebrou o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, fora do ambiente escolar. Devido às medidas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, […]

17 de julho de 2020

Uso de tecnologias na educação dribla distância e aproxima famílias da sala de aula

Mês de julho era sinônimo de férias escolares até a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterar o calendário das instituições de ensino. Com a adoção das medidas de isolamento social e suspensão de aulas presenciais, […]

13 de julho de 2020

Live da semana: Leandro Karnal e Rossandro Klinjey debatem educação nos tempos atuais

  As recentes mudanças ocorridas na educação com as medidas de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e os novos aprendizados são alguns dos temas abordados na palestra online com o […]

8 de julho de 2020

“Robô-professor” é criado com ajuda de alunos da ECSA

  As turmas do Jardim II e Pré da ECSA contam com um novo companheiro de classe: o “professor Albert”, robô desenvolvido com ajuda das crianças durante as aulas de Robótica. A iniciativa foi realizada […]

6 de julho de 2020

Alunos do programa Red Balloon da ECSA aprendem inglês cozinhando

Imersos em situações específicas e instigados a se comunicar somente em inglês, os alunos da Red Balloon da Escola Chave do Saber (ECSA) aprendem a se comunicar no idioma dentro de determinados contextos e colocando […]

1 de julho de 2020

Matemática: mais de 80 alunos da ECSA participam de olimpíada nacional

Mais de 80 alunos do Ensino Fundamental I da Escola Chave do Saber (ECSA) participaram das provas virtuais das Olimpíadas Canguru de Matemática, na semana passada. Os estudantes realizaram os testes que envolvem desde questões […]

30 de junho de 2020

“Dia dos Pets” da ECSA aborda importância do cuidado com os animais

As aulas digitais de Ciências da ECSA ganharam um dia especial com a apresentação de animais de estimação das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. O “Dia dos Pets” foi pensado para abordar a […]

25 de junho de 2020

Sessão de leitura online da ECSA estimula criatividade e imaginação de alunos

  As sessões de leitura do ECSA ganharam um novo cenário com as aulas virtuais, em decorrência das medidas de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A atividade que já era uma […]

8 de junho de 2020

Kits educacionais da ECSA levam carinho e estimulam a criatividade dos alunos

O distanciamento imposto pela pandemia do novo coronavírus está fazendo com que professores e funcionários exercitem a criatividade para dar aquela dose de atenção e carinho aos alunos, mesmo que em suas casas. O toque, […]

25 de maio de 2020

A construção do conhecimento é encantadora mesmo sem sair de casa, diz Nathália Borges

A pandemia causada pelo novo coronavírus, além do impacto na saúde pública e na economia, atingiu em cheio outros setores, como o da educação, por exemplo. Coordenadores, professores e demais atores dentro desse universo tiveram […]

4 de maio de 2020

ECSA alia tecnologia com metodologias de ensino próprias em tempos de pandemia  

Para continuar desenvolvendo suas atividades em tempo de pandemia do novo coronavírus, as instituições educacionais têm se valido de diferentes ferramentas. Mas, para algumas em especial, essa transição imposta pela contingência do momento se tornou […]

17 de abril de 2020

Experiência de sala de aula auxilia no home schooling

Ensinar é enfrentar desafios diariamente. Em tempos de pandemia do novo coronavírus essa tarefa se torna ainda mais desafiadora. Os estabelecimentos de ensino estão tendo que repensar a forma como trabalham ou adaptá-la às novas […]

23 de março de 2020

ECSA oferece aulas, atividades escolares e dicas do que fazer em casa durante o recesso

A educação não pode parar! É com este pensamento que a Escola Chave do Saber (ECSA) disponibiliza, por meio de digital, uma série de atividades aos alunos do Infantil e Fundamental durante o recesso. A […]

17 de março de 2020

ECSA: Adiantamento de recesso

A Escola Chave do Saber (ECSA), em vista da pandemia causada pelo coronavírus e seguindo as orientações divulgadas por meio de decreto pelo Governo do Estado, adiantará o recesso escolar de seus alunos por 3 […]

11 de março de 2020

Alunos da ECSA já se preparam para competições de Matemática

Está marcada para 19 de março (quinta-feira) a realização das provas do Canguru de Matemática Brasil, olimpíada de âmbito internacional para alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A Escola Chave do Saber […]

Postado porECSA

Postado em4 de maio de 2020


Palavras chave:

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar