logo colégio ecsa
Menu

Cuiabá ganha uma grande festa de aniversário na ECSA

 

 

Cuiabá, suas belezas, música, sabores e história foram enaltecidos nesta quinta-feira (7 de abril) na Escola Chave do Saber (ECSA), com uma programação toda voltada às comemorações pelo aniversário de 303 anos da Capital (8 de abril). Atividades como exposições, apresentações musicais, dança e degustação envolveram alunos e toda a equipe pedagógica com o objetivo de divulgar e valorizar a cidade e o que ela tem de melhor.

A programação foi o ponto alto de uma preparação que vinha sendo feita com os alunos bem antes disso. Durante as aulas e atividades extraclasse eles produziram trabalhos que foram expostos na escola para que estudantes e familiares pudessem ver. A Educação Infantil abordou o tema “Cuiabá, belezas e tradições”, enquanto o Fundamental I (1º ao 5º ano) falou do “Sabor Cuiabano” e o Fundamental II (6º ao 9º) apresentou o “Rasqueado no Intervalo”, no pátio da recepção.

Milene Dorneles, coordenadora da Educação Infantil, explicou que o Maternal e o Jardim I trabalharam com as músicas e danças, enquanto o Jardim II os pontos turísticos. Com o Pré as professoras desenvolveram um trabalho voltado à culinária. Eles montaram livrinhos de receita que foram colocados em exposição. “Trabalhar a cultura de Cuiabá está em nosso planejamento o ano todo, mas nessa época nós fortalecemos trazendo para as crianças vivenciarem um pouquinho de cada costume, do mais antigo ao atual. O que nossa Cuiabá tem de mais bonito”, salientou.

A professora Luana Lopes, do Maternal e Jardim I, contou que no decorrer da semana foram trabalhadas as músicas como o Rasqueado e também foi dada bastante ênfase na lenda do Minhocão do Pari, sua importância cultural e aspectos como a preservação dos rios. A culinária cuiabana ganhou bom espaço. “Fizemos junto com as crianças um chá com bolo e eles prepararam, conheceram melhor as receitas. Depois desse momento nós fizemos o lanche, onde puderam experimentar o que eles mesmos prepararam”, lembrou.

Segundo Edlainy Cristina Pinheiro da Silva Batista, coordenadora do Fundamental I, os alunos do 1º ano abordaram as artes plásticas com releituras. Pintaram e desenharam inspirados no que os artistas fizeram. O 2º ano trabalhou a culinária cuiabana, história dos pratos (de onde vieram, como surgiram), onde as crianças elaboraram a ficha de receita e também fizeram os pratos e levaram para degustação.

O 3º ano centrou as atividades no Patrimônio Histórico, para que conhecessem mais a cidade, o que ainda persiste dos imóveis antigos e se ainda são utilizados da mesma forma. Os 4ºs anos também fizeram pesquisas sobre a culinária cuiabana e realizaram um chá com bolo na Praça do Saber. E os 5ºs fizeram homenagens com poesias, orientados pela professora Rose Mary.

O chá com bolo tomou conta da Praça do Saber, em frente à escola. “Trabalhamos bastante durante a semana e a nossa culminância foi o chá com bolo, que é a melhor parte. Eles trouxeram bastante coisa. Fizeram uma pesquisa interessante tanto do doce como do salgado”, contou a professora Kayte de Lima Macedo, do 4º ano. Ela destacou que para várias crianças foi um momento de descoberta, porque elas não eram de Cuiabá.

Para os alunos, claro, foi só alegria e comilança. Henrique da Costa, do 4º B, considerou que os estudantes conseguiram aproveitar bem as atividades, fazendo as receitas e levando para degustação. “Bolo de arroz é bom pra caramba”, frisou. O colega Artur Freitas, que não é tão fã da iguaria, também considerou muito bom participar da atividade, mas “o mais legal foi comer”, brincou. “Gostei de várias tarefas, de fazer uma receita e comer também. Escolhi bolo de fubá”, revelou Sophia Genta, do 4º A, que contou gostar muito também de Farofa de Banana.

Bailão cuiabano

A melhor forma de comemorar o aniversário de Cuiabá, para um bom cuiabano, é com um baile. E ele não faltou. O professor de Artes Ronaldo Rodrigues Vicente da Silva comandou a apresentação com a ajuda dos parceiros professores Elton, Marcos, Antônio, Marcelo na banda e das professoras. “A proposta foi a de trazer um intervalo legal para as crianças depois de tanto tempo de isolamento. Hoje nós trouxemos a música de Cuiabá, o Rasqueado, para essa meninada. Todos gostaram, cantaram com a gente”, comemorou.

“Em um combinado legal as professoras trouxeram as saias rodadas de chita e colocaram em prática sua arte de dança”, ressaltou ele, o que contribuiu para que a animação fosse total. “Todas as vezes que nós cantamos as músicas cuiabanas, nossos alunos sabem, porque ouvem em casa. Isso é interessante, muito importante. Hoje inclusive promovemos a interação onde eles puderam dançar. Todos que quiseram ir para a frente foram. Essa cultura nós temos que estar sempre replicando, porque eles gostam, é nossa cultura, nossa tradição”, salientou.

Para finalizar, em clima de festa, todos cantaram um Parabéns para Cuiabá.

Postado porpaueprosa

Postado em8 de abril de 2022


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar