logo colégio ecsa
Agende uma visita
Menu

Roda de capoeira agita quadra de esportes da ECSA

Alunos das turmas do Integral e Semi-Integral de capoeira da ECSA participaram de uma apresentação especial sobre a luta africana nesta quinta-feira (18). A atividade, realizada em alusão ao Dia da Consciência Negra, contou ainda com a presença de integrantes do grupo Capoeira VIP, fundado pelo mestre Visk. Desde 2020, a modalidade integra a grade curricular do Integral e do Semi.

A responsável pelo segmento Semi-Integral e Integral, Cleide Nunes, explica que o objetivo é despertar o interesse das crianças na cultura africana, por meio da capoeira. Segundo ela, o esporte carrega também um pouco da história negra e isso deve ser compartilhado desde cedo. “A capoeira não é só um esporte e é importante que eles saibam disso. Tem dança, música e cultura, algo que enriquece a vida deles também”.

Para a apresentação especial, o mestre Visk convidou alguns dos integrantes do Capoeira VIP, grupo fundado por ele há 23 anos em Cuiabá. Eles também apresentaram o Maculelê, uma outra dança inspirada na luta africana que utiliza bastões e chama a atenção pelas vestimentas especiais, saltos e palmas.

“Jogar capoeira desenvolve o equilíbrio, flexibilidade, reflexo, agilidade, força, melhora a capacidade de atenção e o aspecto físico também. Mas antes de tudo é uma manifestação cultural dos povos africanos, o que respeitamos muito”.

Com muita música e dança, os alunos da ECSA se divertiram e aprenderam um pouco mais com os integrantes experientes do Capoeira VIP. Sobre a iniciativa, o mestre Visk elogia o apoio da escola ao esporte. “Começamos este trabalho no ano passado, e infelizmente, tivemos que parar por conta da pandemia. Retornamos com as aulas e já temos mais de 50 alunos. A ECSA abraçou mesmo a causa e isso faz toda a diferença”, finaliza.

 

Postado porpaueprosa

Postado em19 de novembro de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

    entre em contato

    Entre em contato

    Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

      Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

      Termos de Uso|Politica de Privacidade
      Ligarclique para ligar