logo colégio ecsa
Agende uma visita
Menu

Alunos da Escola Chave do Saber se dedicam a projetos de robótica

 

Os alunos da Escola Chave do Saber (ECSA) avançam nos estudos relacionados à tecnologia e já se dedicam ao projeto Oficina de Robótica. Voltadas inicialmente aos estudantes do 4º ao 9º ano e com atividades no contraturno, as aulas ocorrem dentro da Sala Tech, o ambiente maker da instituição, onde é desenvolvido um trabalho de compreensão e utilização das ferramentas que essa ciência tem a oferecer. Trata-se de uma tendência que vem ganhando cada vez mais importância dentro do mundo atual, com utilização nos mais variados ramos.

Segundo a coordenadora da sala tech na ECSA, professora Mara Tereza Antunes, o projeto consiste em fazer com que o aluno desenvolva sua criatividade e aprimore a relação e o uso de ferramentas da tecnologia. Para isso, eles estão utilizando kits que utilizam o Arduíno – plataforma de código aberto que permite aos estudantes criarem seus protótipos de forma simples e didática.

“As atividades da Oficina de Robótica vêm estimulando a criatividade e desenvolvendo os princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo, colocando o aluno no centro de seu processo de aprendizado”, analisa a coordenadora. “Ela mostra que por trás da eletrônica, programação, robótica e prototipação, está a possibilidade de entender como as coisas funcionam e como elas podem ser utilizadas a seu favor. Percebemos a nossa vida mais leve e com mais possibilidades”, acrescenta.

Mesmo com a interrupção das aulas presenciais, os alunos continuam desenvolvendo as atividades. Todos têm um kit de arduíno com diversas peças e com ampla possibilidade de criação e acompanhamento dos professores, que elaboram um material por aula e com atendimento personalizado através de WhatsApp. “O professor Nascimento [Josué Francisco do Nascimento Júnior] elabora vídeos com instruções de apoio e relata que todo esforço e dedicação no processo aprendizado vem sendo válido na interdisciplinaridade que a oficina oferece aos alunos”, comemora Mara.

Outro entusiasta das possibilidades oferecidas pelas atividades é o professor Helton Johnson Maia Sodré, de Geografia. “Me tornei um apaixonado pela robótica educacional desde o ano de 2017, quando fui convidado pela professora Mara a participar da equipe de professores Makers/Robótica da ECSA. Aproveito as aulas para adotar a interdisciplinaridade que a Robótica nos possibilita para resoluções de desafios do nosso dia a dia. Os resultados são empolgantes, pois a autonomia e o protagonismo dos nossos alunos ficam evidentes em cada desafio vencidos por eles”, avaliza.

Postado porpaueprosa

Postado em16 de abril de 2021


Palavras chave:

Leia mais

Ver todasclique para conhecer mais
receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba as últimas novidades por e-mail

entre em contato

Entre em contato

Entre em contato que nós iremos responder assim que possível.

Copyright © | - Todos os Direitos Reservado por

Termos de Uso|Politica de Privacidade
Ligarclique para ligar